Radiologia Forense I


Radiologia Forense IAutora: Andréa G. Bezerra

A utilização pioneira dos recursos da radiologia para elucidar problemas de identificação forense data de 1927. Culbert e Law escreveram interessante artigo sobre a identificação de um paciente, baseada em comparações dos seios nasais acessórios e do processo mastoide, de radiografias realizadas em período pré-operatório com radiografias obtidas de cadáver suspeito, e conseguiram enumerar 20 coincidências.

 

A partir de então, a análise comparativa de radiografias ante e post-mortem passaram a compor, juntamente com o estudo das impressões digitais e da arcada dentária, e atualmente com o exame de DNA, o protocolo rotineiramente estabelecido nas perícias de identificação.

Um estudo feito em 2002, por cientistas americanos, identificou, como a maior limitação para o emprego do método, a qualidade das radiografias, ante e post-mortem. Estas limitações, embora possam existir, não costumam interferir com o bom desempenho de profissionais experientes, notadamente se forem observados protocolos. Assim, no desenvolvimento da perícia de identificação deve ser mantida a metodologia que facilite a execução do estudo: os radiologistas devem classificar as características morfológicas ósseas em categorias, tais como diferenças morfológicas normais, variações anatômicas, processos degenerativos da idade, traumatismos e malformações congênitas.

O objetivo deste artigo é avaliar a possibilidade de o exame radiológico da coluna lombar determinar a identificação correta dos indivíduos, apesar das alterações evolutivas do envelhecimento, visando a demonstrar a potencial utilização do referido procedimento em estudos médico-legais.

Para ler o artigo completo clique aqui.

Fonte: Portal da Radiologia

Artigos relacionados:

Da mesma fonte e autora:

About these ads

Participe fazendo um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 275 outros seguidores